Carniato - Arquitetura / Decoração de Interiores

Adequando Espaços Residenciais para a Melhor Idade


Projeto Melhor Idade

“Segundo a organização mundial de saúde até 2050, o Brasil terá 30% da população de idosos”.
Pensando no bem estar da Melhor Idade, a Arquiteta Adriana Carniato criou o Projeto Melhor Idade, visando qualidade de vida com a adaptação e adequação de espaços residenciais para idosos.

A arquitetura adequada oferece ao indivíduo uma ambientação mais segura, confortável com um planejamento do espaço físico, para atender as necessidade do idoso e ao mesmo tempo manter sua identidade, liberdade, autonomia e segurança.

Espaços Edificados para a Melhor Idade  

O progressivo aumento da população idosa em todo o mundo implica numa revisão de conceitos e aprimoramento urbano, residencial e profissional. As consequências do envelhecimento populacional também repercutem na área da construção civil. Arquitetos, urbanistas, designers de interiores estão se adequando a este novo quadro populacional, a fim de responderem aos anseios dos cidadãos da 3ª idade e contribuir para um panorama arquitetônico mais humano, acessível ao maior número de pessoas possível.

Visando esse novo panorama, a Arquiteta Adriana Carniato, desenvolveu o Projeto Melhor Idade que tem como principal objetivo, a adequação de espaços residenciais provendo o conforto, segurança e bem estar no uso funcional dos ambientes planejados,especialmente para atender as necessidades dos idosos. 

Acessibilidade 

A acessibilidade visa atender todos os idosos nos diversos tipos de residências, independente de suas condições. Suas edificações e seus respectivos arredores urbanos também podem ser planejados de modo que o maior número possível de pessoas possam se deslocar com segurança e participar efetivamente de atividades.
São várias as razões que reforçam a importância do planejamento arquitetônico acessível. Entre tantas, podemos citar pesquisas que mostram o grande o número de pessoas que são obrigadas a se mudar de domicílio por causa da inadequação dos espaços as suas reais necessidades. A mudança de domicílio para os idosos algumas vezes pode ser traumática. Acidentes provenientes de projetos inadequados posteriormente acarretam gastos com hospitalização e previdência, portanto os projetos acessíveis, mesmo que aumentem o custo final da construção, são compensados com uma economia a médio e longo prazo. 
Hoje se sabe que a acessibilidade é um elemento facilitador na vida de todos e extremamente necessário para os que se apresentam em condições mais limitadas,com mobilidade reduzida, ainda que temporariamente. 

Conforto 

O conforto nos ambientes construídos contribui para o bem estar, saúde física, equilíbrio mental e para a melhoria da qualidade de vida da melhor idade.
“Todo indivíduo, independentemente da sua idade, necessita de conforto em sua moradia”. 

Quando se cria um projeto arquitetônico para pessoas idosas, pequenas alterações podem significar grande ganho de conforto e segurança. O planejamento e da arquitetura e decoração correta, protege o idoso e lhe garante conforto (físico e psicológico) e autonomia.  As soluções são acessíveis, e embora haja adaptações simples para todos os ambientes da casa, a cozinha, o banheiro e a área de serviço devem ser as prioridades, pois, de acordo com ele, são os que têm maior possibilidade de contato do piso com água, facilitando quedas.

O Projeto Melhor Idade da arquiteta Adriana Carniato, dispõe de acessibilidade em todo o  seu complexo habitacional, com o objetivo de oferecer um espaço de qualidade para pessoas maiores de 60 anos que procurem comodidade, segurança e autonomia.  
Saiba como podemos adaptar sua residência! Clique aqui, deixe seu e-mail que entramos em contato com você para mais informações.