Carniato - Arquitetura / Decoração de Interiores

Construir: Quais Profissionais Precisarei Contratar?

Os serviços relacionados à construção/reforma podem ser organizados em três etapas:

  • Projeto - necessário para aprovação na prefeitura - você pode contratar um arquiteto ou um engenheiro civil;
  • Responsabilidade técnica - necessária para aprovação na prefeitura - você pode contratar um arquiteto ou um engenheiro civil;
  • Execução - realização da obra - você pode contratar uma empresa/profissional que tenha uma equipe para executar sua construção.
  • Normalmente o arquiteto é o responsável pelo projeto, o engenheiro civil pela responsabilidade técnica e o empreiteiro pela execução.

Esta divisão ocorre em função do foco dado pelos profissionais, pois o arquiteto geralmente prefere dedicar-se ao projeto e deixar a etapa de fiscalização da obra nas mãos do engenheiro. Mas ambos profissionais podem assumir qualquer uma destas etapas. Ou seja, o engenheiro pode ser quem faz o projeto e ser também o responsável técnico, e o mesmo em relação ao arquiteto (fazer o projeto e assinar a responsabilidade técnica).

Geralmente a obra possui maior qualidade se quem desenvolveu o projeto também a acompanhar e fiscalizar.

A execução da obra é realizada por uma equipe coordenada por alguém que não necessariamente tem nível superior. Normalmente é o mestre de obras quem cria um grupo e executa estas atividades orientando o trabalho do seu pessoal.